Descubra os 4 festivais do Brasil com locações paradisíacas

A união entre música e viagem é tão intensa quanto óbvia, já que ambas lidam com um público muito engajado e apaixonado, que costuma abraçar seu interesse como um estilo de vida. Por muitos anos os festivais de música foram referência de viagens em direção aos grandes centros urbanos, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como polos de turismo musical. 

Grandes eventos como Rock in Rio e Lollapalooza continuam atraindo multidões de todos os estados brasileiros, mas nos últimos anos o mercado de festivais vem se tornando mais complexo e plural, explorando outras regiões do país. Além de permitirem novas vivências para público e artistas, essa mudança também coloca nos holofotes uma série de lugares mágicos e exóticas pouco conhecidos ou de difícil acesso.

O Mapa dos Festivais, buscador de festivais de música do Brasil, foi desenvolvido para atender a essa demanda de ter as informações mais importantes sobre eventos existentes fora do eixo Rio-São Paulo, além de como chegar e onde ficar nessas cidades sede. E para dar um pequeno gostinho das experiências de turismo musical disponíveis no Brasil inteiro, apresentaremos 4 festivais com locações paradisíacas.

1. Festival Sonido 2020

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/festival-sonido/158

Onde: Mercado da Bolonha – Belém/PA

Quando: 15 a 17 de maio

O “Festival Sonido – Música Instrumental & Experimental” acontece no Mercado de Carnes Francisco Bolonha, no maior cartão postal da cidade de Belém chamado Complexo Ver-O-Peso, onde nasceu em 2015 e por onde passam 12 shows instrumentais em três dias de Festival.

O evento reune novos e velhos nomes da música instrumental, experimental e fora da curva do Brasil e do Pará. Pelo palco do Sonido passam desde ritmos regionais ao indie, soul music, rock, jazz, chorinho e o evento se propõe a ser um festival de música instrumental dançante com intervenções de videomapping e foco na gastronomia.

O evento é gratuito, e toda a receita que circula pela venda de alimentos e bebidas fica com os próprios donos de barracas do mercado, que recebem consultorias e acompanhamento antes do festival para prepararem um cardápio repleto e variado com o melhor da culinária paraense. O evento é uma realização da Se Rasgum Produções.

2. mecainhotim 2020

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/mecanewyear-no-inhotim/44

Onde: Museu a céu aberto de Inhotim – Brumadinho/MG

Quando: Primeiro semestre / Data exata ainda não divulgada

Realizado no maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Mundo, Instituto Inhotim, o festival recebe em média 9 mil pessoas para viverem dias de muita pluralidade com bandas de estilos musicais que vão do rock ao pop passando pela nova MPB, bem como performances artísticas, exposições, workshops, mostra de cinema, experiências gastronômicas e visitas mediadas.

Após o rompimento da barragem de Brumadinho em janeiro de 2019, o MecaInhotim também decidiu dedicar parte de suas atividades à recuperação da região afetada promovendo um fundo de arrecadação filantrópica chamado #PróBrumadinho, além de ter desenvolvido workshops focados na comunidade local e doação de livros para instituições locais.

O MecaInhotim coloca o viajante no centro de uma experiência outdoor multicultural que possui programações diurnas e noturnas, oferecendo o vivências únicas para quem busca contato com a natureza sem perder um apelo contemporâneo.

3. xama 2020/2021

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/xama-2020/31

Onde: Península de Maraú – Maraú/BA

Quando: Fim de ano / Data exata ainda não definida

O Festival Xama, que acontece durante 8 dias com festas dentro de barcos, pista a céu aberto e palcos á beira mar, é o destino de quem busca um cenário paradisíaco e isolado, já que acontece na Costa do Dendê, uma das regiões de mais difícil acesso no sul da Bahia. 

Pra quem curte música eletrônica misturada com pérolas da música brasileira, soul music, hip-hop e outros cardápios musicais na melhor sintonia, o evento é um prato cheio. 

Facilitando a experiência, que apesar de ser bastante imersiva na natureza também agrada ao público menos familiarizado com acampamentos e que busca conforto, o evento oferece hospedagem, traslado e toda a estrutura necessária para viver o réveillon em grande estilo.

4. Festival Ressonar

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/ressonar-festival/132

Onde: Chapada Diamantina – Piatã/BA

Quando: Primeira lua cheia do ano

O Festival Ressonar acontece na famosa Chapada Diamantina, reduto de turistas do mundo inteiro que buscam contato com a natureza. Em Piatá, numa altitude de 1.400m, o festival sempre tem como data de realização a primeira lua cheia de cada ano, e já contou com 12 edições.

Pelo isolamento de regiões metropolitanas, o evento é um camping festival e oferece opções para indivíduos sozinhos, grupos, uma área exclusiva e mais afastada para famílias com crianças e gestantes, e a novidade de um car camping com espaço para quem quer acampar no próprio carro. Os ingressos já incluem o investimento do camping.

Englobando arte, contato com a natureza, camping, música, gastronomia e performance, o Ressonar é um grande encontro para quem busca novas formas de vivenciar a natureza e pensar experiências musicais com um toque de espiritualidade e ancestralidade.

Compartilhe:

Em Destaque

Nossa newsletter

Fique por dentro de todos os Festivais que rolam pelo Brasil

Categorias

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.