Os festivais brasileiros estão com os line ups repetidos?

Você tem a sensação de estar sempre vendo os mesmos nomes como atrações de festivais brasileiros? Acha que os line ups estão repetidos? Analisamos 86 festivais brasileiros de Norte a Sul do país cadastrados no Mapa dos Festivais de janeiro a dezembro de 2022 e separamos os nomes que mais apareceram em seus line ups.
Marina Sena se lançou como artista solo em 2021 e acertou de primeira com seu disco de estreia. “Por Supuesto” se tornou um viral no Tik Tok e entrou não só para o ranking das músicas mais escutadas do ano passado, como também fez com que a mineira colhesse frutos em 2022.
Sua voz autêntica e seu carisma fizeram com que Marina fosse chamada para 15 festivais neste ano. É provável que em 2023, a artista continue abrilhantando line ups pelo Brasil. Ela já está confirmada no Festival de Verão de Salvador e no Festival Sensacional!
Desde 2019, Djonga vem aparecendo nos line ups de festivais pelo Brasil. Em 2022, foram 13 festivais em que o público pôde entrar em contato com a energia única dos shows do rapper que convoca os românticos em “Leal” ao mesmo tempo que abre roda e puxa um coro de “fogo nos racistas” em “Olho de Tigre”.
As novas possibilidades da guitarra baiana apresentadas pelo BaianaSystem unidas a um ritual catártico de rodas fizeram com que nos últimos anos a banda se tornasse figurinha carimbada nos festivais brasileiros, inclusive neste ano, aparecendo em 13 line ups pelo Brasil.
Dos 20 nomes que mais se repetiram nos festivais de 2022, 15 eram artistas negros ou de bandas formadas por artistas pretos e 7 eram mulheres. Observando cada um dos 86 festivais cadastrados em nosso buscador, vimos que 25 deles têm 50% ou mais mulheres nos line ups.
Geralmente em festivais de rock, rap/trap e reggae o line up é majoritariamente masculino, às vezes até 100%. Além disso, os novos festivais demonstram preocupação com a diversidade, então têm sido cada vez mais comum ver mais artistas negros e mais mulheres nos lines de novos festivais de Música Brasileira.
Nos conta, que novos artistas você gostaria de ver nos line ups dos festivais em 2023? 🥰
1 Comment
Acompanhando pela internet, a impressão é que sim, são sempre os mesmos artistas, Line Up’s. Não acho que a questão seja simples pra quem organiza um festival. Apesar dos patrocínios, o festival precisa se pagar, e ter retorno financeiro, e esses artistas que estão sempre ai são garantia de público, é uma segurança pra quem promove o festival.Por outro lado, novos artistas como a gente, tem muita dificuldade em entrar em um espaços como esse. Acredito que os festivais poderiam sempre abrir espaço pra uma banda nova, que nunca tocou nesses festivais participar. entendo que pro festival pode não ser interessante de início, mas com certeza fortaleceriam novos artistas, apareceriam novos nomes e ao longo do tempo se formaria um eco- sistema de novos artistas e manifestações culturais.