O Mapa dos Festivais selecionou alguns documentários para que você possa curtir esses dias de distanciamento social assistindo ótimas produções sobre festivais de música que aconteceram no Brasil e no Mundo! Aproveita pra assistir um (ou mais!) deles e não sai de casa!

O Barato de Iacanga (2019)

Direção: Thiago Mattar

Duração: 1h33min

Documentário que mostra os bastidores do lendário Festival de Águas Claras, que ficou conhecido como o “Woodstock do Brasil”. O festival aconteceu entre a década de 70 e 80 e era voltado à cultura alternativa e música brasileira.

Uma Noite em 67 (2010)

Direção: Renato Terra, Ricardo Calil

Duração: 1h33min

Esse documentário é um resgate histórico do 3º Festival de Música Popular Brasileira, realizado em outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios estavam Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo, dentre outros. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas que vieram a se tornar clássicos da MPB, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de grandes nomes.

DOSOL (2018)

Realização: Festival DoSol

Duração: 15min58s

Documentário em curta-metragem sobre o Festival DoSol, realizado quando o festival completou 15 anos. No documentário, foram recolhidos depoimentos de inpumeras pessoas que já participaram do festival, como músicos, produtores e espectadores.

Last Waltz (1978)

Direção: Martin Scorsese

Duração: 1h57min

O grupo The Band, que começou servindo como banda de apoio de artistas como Bob Dylan e Ronnie Hawkinks, teve uma vasta carreira com álbuns renomados lançados ao longo de 17 anos. Porém, como quase tudo tem um fim, o bando resolveu organizar um grande show de encerramento e o responsável por documentar isso foi Martin Scorsese. Em uma noite de 1976, foi organizado um festival com grandes nomes da música da época, como Joni Mitchell, Neil Young, Eric Clapton, Emmylou Harris, Van Morrison, Ringo Starr e muitos outros.

Woodstock (1970)

Direção: Michael Wadleigh

Duração: 5h30min

Em 1969, quase 500 mil pessoas se reuniram em uma fazenda em Bethel, Nova York, para três dias de paz e música. Em Woodstock você pode acompanhar uma documentação real do festival de música, da montagem à limpeza, com imagens icônicas de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez, Crosby, Stills and Nash e muitos outros ícones de uma geração.

Festival! (1967)

Direção: Murray Lerner

Duração: 1h37

Festival! é um documentário americano de 1967 sobre o Newport Folk Festival. O filme é ambientado durante três edições do festival, entre 1963 e 1965, e conta com performances de artistas como Joan Baez, Johnny Cash, Judy Collins, Howlin’ Wolf, The Staple Singers, Donovan, Mike Bloomfield, entre outros. 

Under the Electric Sky (2014)

Direção: Dan Cutforth, Jane Lipsitz

Duração: 1h25min

O documentário Under the Electric Sky registra o cotidiano dos participantes do Electric Daisy Carnival, em Las Vegas. Criado em 1997, o festival, que atrai 345 mil pessoas por ano ao estado do Nevada, já é considerado o maior evento de música e dança na América do Norte. Imagens de bastidores e entrevistas com os membros do grupo Insomniac também permite aos espectadores a chance de descobrir o que fez o Electric Daisy se transformar em um fenômeno global.

Mas, se ainda assim, você quer se sentir mesmo em um festival, lembramos que tem uma série de festivais online acontecendo todos os dias e nós falamos sobre eles nesse post.

O mais importante, nesse momento, é que todos estejamos seguros em casa, para evitarmos um possível contato com o vírus e evitando a diminuição da curva de contágio no Brasil, e esse é um processo que só funciona se estivermos unidos. Vamos juntes?

VEJA TAMBÉM: