Com o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus, a atitude mais prudente nesse momento é só sair de casa caso isso seja realmente necessário. Por conta disso, muitos festivais, shows e eventos estão sendo cancelados ou postergados, a fim de não incentivar a possível proliferação do vírus (você pode ler um pouco mais sobre esse assunto clicando aqui).

Porém, são inúmeros os profissionais autônomos que dependem desses eventos para gerar o próprio sustento – e aqui não falamos apenas de artistas, mas também de quem está por trás dos palcos na produção, operando o som, fazendo a limpeza e a segurança dos locais. Já pensou em quantas pessoas estão envolvidas na organização de um festival de música, por exemplo? São muitas!

Por isso, gostaríamos de dar algumas dicas para que você possa ajudar de alguma maneira os profissionais que estão de mãos atadas nesse momento tão delicado durante esse período de reclusão:

Redes Sociais

Curta, comente e compartilhe. Os 3 C’s essenciais em tempos de algoritmo, onde as interações em redes sociais são ouro. Curta as fotos de artistas no Instagram, compartilhe músicas nos stories do Instagram e no seu feed do Facebook, deixe comentários nos posts e recomende músicas para outras pessoas.

Compre os produtos e música!

Além dos cachês dos shows, os artistas também geram renda através da venda de seus produtos como camisetas, discos, livros, acessórios, etc. Os artistas também vendem músicas online, sabia? O Bandcamp é uma das plataformas mais legais para isso e comprar apenas uma faixa, pode fazer bastante diferença nesse momento. O mesmo vale para os festivais de música.  Informe-se, entre em contato e busque saber mais informações!

Comprou ingresso para um show ou festival que foi adiado? Considere não pedir reembolso nesse momento.

Streaming e YouTube

Use os serviços de streaming para escutar as músicas dos artistas. Caso você queira usar o YouTube, procure o canal oficial para deixar curtidas e visualizações. No Spotify, até o ato de adicionar a música de um artista numa playlist já é vantajoso e faz diferença. 

Consuma e procure saber dos Festivais Online que estão começando a ser organizados aqui no Brasil como o Isolamento Acústico, Curta em Casa Festival , Festival Fico Em Casa BR , #tamojunto e outras iniciativas como o Festival Fique em Casa em Portugal. Essa será a nossa realidade pelas próximas semanas e uma das únicas maneiras dos artistas se apresentarem. 

A internet é uma ferramenta poderosíssima

Muitas pessoas usam a internet como uma ferramenta para propagar o ódio e para disseminar fake news. Parte do Brasil não possui internet em casa, então aproveite o que você tem a seu alcance e faça algo pelo bem dos outros! Compartilhe informações válidas, músicas, oriente as pessoas – principalmente sobre os cuidados que elas devem ter.

Lembrando mais uma vez: evite sair de casa! Existem milhões de música que você pode ouvir do conforto do seu lar e que podem ajudar você a construir uma trilha sonora para que esses dias de isolamento sejam mais leves 🙂

Foto: @ihateflash