Novos Festivais para 2020

O mercado de festivais de música não é uma novidade no Brasil, e muitos projetos já alcançaram sua maturidade com mais de 20 edições. Dos “blockbusters” como o Rock in Rio aos independentes como o Festival Bananada (GO), os eventos movimentam público e artistas no Brasil inteiro e hoje são considerados “a força motriz das experiências musicais”. 

Todavia, produtoras e marcas têm enxergado oportunidades de crescimento neste segmento, especialmente nos festivais com foco regional e baseado em pautas identitárias. A TNT Energy Drink, por exemplo, patrocinou 160 eventos deste tipo em 2019 e tem planos de expansão dos investimentos para 2020. Com mais dinheiro circulando surgem novos eventos e se torna cada vez mais importante fazer uma curadoria dos festivais, ajudando o público a encontrar seu local de celebração. 

“Produtoras e marcas têm enxergado oportunidades de crescimento neste segmento, especialmente nos festivais com foco regional e baseado em pautas identitárias.”

O Mapa dos Festivais, buscador de festivais de música do Brasil, vem para facilitar o acesso a informações sobre os eventos, ajudando o público a descobrir eventos, saber como chegar e onde ficar, e até comprar seus ingressos. Assim, apresentaremos três festivais que são a cara desse novo momento do mercado e vão dar o que falar em 2020:

1. Fivela Fest (1ª edição em 2020)

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/favela-sounds/128

Onde: Audio – São Paulo/SP

Quando: Junho / Data exata a ser definida

O Fivela Fest é o primeiro festival da história que tem o intuito de trabalhar a representatividade LGBTQIA+ dentro do gênero musical sertanejo, mesclando a moda de viola caipira, o sertanejo universitário, o country americano, o brega e o pop, resultando no Queernejo.

Idealizado pelos sócios GABEU, precursor do pocnejo, e GALI, artista/empresárix lésbica não binárie, o evento propõe um line up inédito de outros artistas que quebraram com a heteronormatividade dentro da cultura caipira e reconstruíram a narrativa para apartar preconceitos.

Nascidos ambos no interior de São Paulo (GALI em Ribeirão Preto e GABEU em Franca) buscam, juntos, fazer uma curadoria que crie identificação do público com os artistas, com as narrativas e até com a estética. Em junho de 2020, o Fivela Fest leva para a Audio diversos artistas do gênero numa noite histórica que, com certeza, vai revolucionar o mercado da música. 

“Quantos LGBTs cresceram no interior ouvindo sertanejo? Eu e GALI somos dois bons exemplos. A música caipira está em nossas raízes e se nós não pudermos fazer parte disso, não faz sentido nenhum.”

GABEU

2. Kondzilla Fest (2ª edição em 2020)

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/kondzilla-festival/3

Onde: Complexo do Sambódromo do Anhembi – São Paulo/SP

Quando: 2º semestre / Data exata a ser definida

Kondzilla, empresário e dono do terceiro maior canal do YouTube no Mundo, decidiu parar de denunciar a falta de artistas do funk em Festivais de Música, sejam eles conhecidos ou independentes, e produziu o primeiro grande festival dedicado ao ritmo no mundo. 

Mas, claro, o evento não se limitou às batidas cariocas, tendo recebido artistas como Léo Santana e do DJ Alok, utilizando todo o seu know how nos meios digitais e trazendo para o mundo offline um claro reflexo dos principais gêneros musicais mais ouvidos em plataformas de streaming no Brasil.

Com mais de 20 mil pessoas na 1ª edição, que ocorreu em novembro de 2019, Kondzilla já garantiu uma 2ª edição para 2020 em São Paulo, e disse que também pretende levar o evento para outras regiões do Brasil, sempre tendo o funk como principal bandeira e se utilizando do sertanejo e do brega como representantes da música pop no Brasil.

3. Festival Lamat (1ª edição em 2020)

https://www.mapadosfestivais.com.br/eventos/lamat-a-arte-da-vida/160

Onde: Colinas do Sul (Chapada dos Veadeiros) – GO

Quando: 5 a 11 de abril

O Festival LAMAT constrói junto com a comunidade de Colinas do Sul um festival com 7 dias de atividades multi-artísticas: cinema aberto, música latino-americana, performances e ciência natural. 

A maior parte das atividades acontece em praça pública, em assentamentos e em espaços bioconstruidos para o Festival, já que ele tem por objetivo explorar as possibilidades de uma vida comunitária a partir de várias perspectivas.

O evento é uma excelente opção para quem está buscando maior contato com a natureza em um processo imersivo, já que propõe a vivência de acampamento em um dos principais cartões postais do Brasil em Goiás. Para facilitar o acesso, a produção do Festival LAMAT irá disponibilizar traslado de Brasília e algumas outras cidades até o município de Colinas do Sul.

Compartilhe:

Em Destaque

Nossa newsletter

Fique por dentro de todos os Festivais que rolam pelo Brasil

Categorias

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.