39 festivais de música no Brasil para ir em 2023

Confira a lista completa dos festivais que já estão com data confirmada para rolar de janeiro a dezembro no Brasil.

2022 foi o ano da volta dos festivais pós-pandemia, só no nosso buscador foram 126 festivais cadastrados. E 2023 tem tudo para bater esse número: o ano nem virou e já temos 39 festivais cadastrados no Mapa.

Para quem não conhece, o Mapa dos Festivais é um buscador de festivais e uma plataforma de conteúdo que reúne em um só lugar todas as informações mais importantes sobre festivais de música que acontecem no Brasil. Aqui você encontra desde os preços dos ingressos e onde comprar até como chegar no local no dia do evento e onde se hospedar. Cadastramos e atualizamos diariamente festivais de diversos gêneros musicais, valores e localidades.

Para começar 2023 com o pé direito, confira essa seleção que fizemos com os festivais que já estão confirmados para rolar ano que vem:

JANEIRO

Floripa Eco Festival 2022. Foto: Caio Graça

1. FESTIVAL SARAVÁ

Onde: Life Club Floripa, Florianópolis – SC

Quando: 21 de janeiro

A 9ª edição do Festival Saravá chega em janeiro, para alegrar o verão de Floripa. O rolê acontece no Life Club Floripa e promete um dia para dançar, sorrir e vibrar em união. O Saravá contará com nomes consagrados da música brasileira como Gilberto Gil e Chico César, além de novos nomes Rachel Reis e Doralyce.

2. Rec-Beat Salvador

Onde: Trapiche Barnabé, Salvador – BA

Quando: 21 de janeiro

A novidade é que em 2023 o Rec-Beat, festival tradicional de Recife, pousa em Salvador! O rolê vai acontecer no dia 21 de janeiro no Trapiche Barnabé e já tem atrações confirmadas como Melly, Josyara e Johnny Hooker.

3. Summertimes festival

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

Quando: 22 de janeiro

O SummerTimes Festival é o festival de verão de BH. Apadrinhado pelo Planeta Brasil, ele traz como essência a diversidade, arte, sustentabilidade e paixão pela música. O evento contará com nomes como Jack Johnson, Vintage Culture, Racionais MCs, Baco Exu do Blues, ANAVITÓRIA, Marina Sena e muito mais.

4. floripa eco festival

Onde: Florianópolis – SC

Quando: 28 de janeiro

O Floripa Eco Festival realizará sua segunda edição no dia 28 de janeiro de 2023. Desta vez, trazendo sua essência de diversidade, arte, sustentabilidade e paixão pela música no clima do verão. Os shows ficarão por conta de nomes como Baco Exu do Blues, Lagum e Raimundos. Mais informações em breve.

5. FESTIVAL DE VERÃO DE SALVADOR

Onde: Parque de Exposições, Salvador – BA

Quando: 28 e 29 de janeiro

Em janeiro de 2023 acontece mais uma edição do festival que pulsa diversidade na terra do dendê. O Festival de Verão estará de volta ao Parque de Exposições, em Salvador, e receberá encontros musicais nunca vistos em nenhum outro palco no Brasil, como Pitty e Jão, Alcione e Luísa Sonza e Saulo e Marina Sena.

FEVEREIRO

Planeta Atlântida. Foto: Emmanuel Denaui / Agência Preview

6. Planeta Atlântida

Onde: SABA, Xangri-lá – RS

Quando: 03 e 04 de fevereiro

O Planeta Atlântida está de volta! Após a pausa de dois anos devido à pandemia, o festival mais aguardado do verão gaúcho volta para fazer mais história em seus mais de 25 anos de existência. Gloria Groove, Poze do Rodo, Vitor Kley e Dilsinho são alguns dos artistas que comandarão o rolê.

7. REP Festival

Onde: Cidade do Rap, Rio de Janeiro – RJ

Quando: 11 e 12 de fevereiro

Em 2023 vai rolar mais uma edição do REP Festival, que tem como objetivo continuar ajudando a escrever a história no Rap nacional e para isso, nos dias 11 e 12 de fevereiro irá reunir grandes nomes da cena. Serão mais de 100 atrações em 2 dias, dividas em 3 palcos. Nomes como Matuê, Djonga, Tasha & Tracie e Ludmilla se apresentarão por lá. 

8. Festival Rec-Beat

Onde: Cais da Alfândega, Recife – PE

Quando: 18 a 21 de fevereiro

O Festival Rec-Beat assegura uma experiência sonora dentro de outra experiência, que é o Carnaval. A programação do festival é pensada para atuar nesse ambiente, para dialogar com um grande público, majoritariamente jovem, com pouca ou quase nenhuma oportunidade de acesso a uma produção musical que circula à margem dos grandes meios. Mais informações em breve. 

MARÇO

Lollapalooza Brasil. Foto: Divulgação.

9. GRLS!

Onde: Centro Esportivo Tietê, São Paulo – SP

Quando: 04 e 05 de março

O festival GRLS! é construído e executado por mulheres, não se restringindo apenas às atrações que sobem ao palco, mas visto em todas as esferas do festival. Nesta 2ª edição, além de mais de 15 shows, o GRLS! também trará lojinhas e um espaço gastronômico com restaurantes e bares que tem chefs mulheres à frente da sua gestão. Artistas como Margareth Menezes, Alcione e Duda Beat estarão no palco do GRLS!

10. Festival Carambola

Onde: Summer Club Jacarecica, Maceió – AL

Quando: 17 e 18 de março

O Carambola é um festival independente alagoano de música e artes que acontece em Maceió desde 2017, com o objetivo de valorizar a arte alagoana, em suas mais diversas vertentes, mas tendo a música como foco principal. Mais informações em breve.

11. Lollapalooza

Onde: Autódromo de Interlagos, São Paulo – SP

Quando: 24 a 26 de março

O Lollapalooza é ideal para quem quer conferir o que está rolando de mais quente na cena indie, agregando estilos que passam pelo pop, rock e pela Música Brasileira. A 10ª edição do Lolla acontece em março e contará com nomes como Billie Eilish, Drake, Blink-182, Tame Impala, Rosalía e Lil Nas X.

12. Rap Game Festival

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

Quando: 25 de março

O Rap Game Festival vai realizar sua primeira edição em março, no Mineirão em BH. Serão mais de 25 atrações do Hip Hop contemplando o universo do RAP através do Boombap, Freestyle, Trap, Underground e Pop. A festa contará com nomes como L7NNON, Djonga, Tasha & Tracie e Hyperanhas.

ABRIL

Ultra Brasil. Foto: Facebook / Ultra Brasil

13. Queremos! Festival

Onde: Marina da Glória, Rio de Janeiro – RJ

Quando: 15 de abril

O Queremos! Festival celebra a diversidade da música atual em um dos locais mais bonitos do Rio de Janeiro, a Marina da Glória. Lá, os shows acontecem intercalados em dois palcos para que você não perca nenhum! Quem se apresentará por lá serão artistas como Marisa Monte, Rachel Reis e Rico Dalasam.

14. Plantão Festival

Onde: Castelão, Fortaleza – CE

Quando: 20 de abril

Fortaleza receberá o 1º festival de Trap na cidade, em sua primeira edição, no Castelão. O line up do Plantão Festival é composto por artistas como Matuê, Marcelo D2 e L7NNON.

15. Ultra Brasil

Onde: Vale do Anhangabaú, São Paulo – SP

Quando: 21 e 22 de abril

O Ultra Brasil é uma extensão da marca global de festivais de música eletrônica Ultra Worldwide. Não é a primeira vez que o festival desembarca no Brasil: já rolaram duas edições no Rio de Janeiro, em 2016 e 2017, porém é a primeira vez que o festival acontece em São Paulo. Mais informações em breve.

16. Breve Festival

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

Quando: 22 de abril

O Breve Festival está de volta para mais uma edição e essa promete ser diferente das outras: com artistas desejados pelo público, mas que não aparecem nos festivais. O Breve quis sair do óbvio e inovar, então seu line up está composto por artistas como Joss Stone, Alcione, João Gomes, Black Alien, Don L e muito mais!

17. Monsters of Rock Brasil

Onde: São Paulo – SP

Quando: 22 de abril

Criado na Inglaterra, o Monsters of Rock já passou por diversos países e ganhou sua primeira edição brasileira em 1994. Desde então, foram realizadas seis edições do festival, tendo como última a de 2015. O festival é um dos maiores na cena de rock e heavy metal. Mais informações em breve.

18. Gop Tun Festival

Onde: Complexo do Canindé, São Paulo – SP

Quando: 22 de abril

Gop Tun é um festa de música eletrônica de São Paulo que já rodou vários estados do Brasil e já passa dos 10 anos de existência. Porém só em 2022 aconteceu a primeira edição do Gun Top Festival e, depois do sucesso que foi, em 2023 vai rolar a 2ª edição do festival. Serão 33 artistas divididos em 4 pistas e 18 horas de festa.

19. Summer Breeze Brasil

Onde: Memorial da América Latina, São Paulo – SP

Quando: 29 e 30 de abril

O Summer Breeze Open Air é um dos festivais mais tradicionais da Alemanha, com edições desde 1997 e agora chega ao Brasil para sua primeira edição em 2023. Nomes como Blind Guardian, The Winery Dogs, Bury Tomorrow e Sepultura se apresentarão no festival que será composto por 4 diferentes palcos, feiras culturais e outras experiências exclusivas.

MAIO

MITA Festival 2022. Foto: Alex Woloch.

20. Curitiba Country Festival

Onde: Expotrade Convention Center, Pinhais – PR

Quando: 06 e 07 de maio

O Curitiba Country Festival foi criado em 2007 e se consolidou como o maior evento do Paraná e um dos maiores festivais de música sertaneja no Brasil. Ao longo dos anos, ampliou o conjunto de gêneros musicais para atender os diversos públicos. Mais informações em breve.

21. Warung Day Festival

Onde: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba – PR

Quando: 06 de maio

O Warung Day Festival é conhecido como “o melhor dia do ano”. É o festival ideal para quem quer conferir o que está rolando de mais quente na cena musical eletrônica.  Mais informações em breve.

22. Coolritiba

Onde: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba – PR

Quando: 20 de maio

O festival Coolritiba ultrapassa as barreiras da música e acaba sendo uma experiência completa. Com intervenções artísticas, ativações, danças, malabares, grafite, a tradicional tirolesa que atravessa a frente do palco principal e o Skyfall. Além disso, uma novidade: roda gigante com vista de tirar o fôlego! A música fica por conta de artistas como Marisa Monte, Gilberto Gil, Sandy, Fresno e muito mais!

23. Nômade Festival

Onde: Memorial da América Latina, São Paulo – SP

Quando: 20 e 21 de maio

Em sua 4ª edição, será a primeira vez que haverá dois dias de Nômade Festival. Nos dias 20 e 21 de maio, o Memorial da América Latina, em SP, receberá grandes nomes da Música Brasileira de diferentes gerações como Alcione, Luedji Luna, Chico César, Liniker e Tasha & Tracie.

24. MITA

Onde: Rio de Janeiro

Quando: 27 e 28 de maio

O MITA (Music Is The Answer) Festival teve suas primeiras edições em 2022, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É um festival feito por e para pessoas loucas por música, porque música é a resposta. Com atrações nacionais e internacionais, o MITA acontecerá anualmente. Mais informações em breve.

JUNHO

Festival Sensacional! 2022. Foto: Bruno Figueiredo.

25. MITA

Onde: São Paulo

Quando: 03 e 04 de junho

O MITA (Music Is The Answer) Festival teve suas primeiras edições em 2022, no Rio de Janeiro e em São Paulo. É um festival feito por e para pessoas loucas por música, porque música é a resposta. Com atrações nacionais e internacionais, o MITA acontecerá anualmente. Mais informações em breve.

26. Festival Forró Lua Cheia

Onde: Hotel Fazenda Vale Das Grutas, Altinópolis – SP

Quando: 08 a 11 de junho

O Forró da Lua Cheia acontece há 30 anos no Hotel Fazenda Vale das Grutas em Altinópolis/SP e é um festival multicultural que nasceu de uma festa junina entre amigos e acabou crescendo como um forte movimento cultural alternativo. No evento, você pode apreciar uma das mais belas paisagens do interior de SP, enquanto curte mais de 100 atrações musicais e oficinas culturais. Mais informações em breve.

27. Festival SENSACIONAL!

Onde: Parque Ecológico da Pampulha, Belo Horizonte – MG

Quando: 24 de junho

Chegando em sua 10ª edição, o Festival Sensacional! reúne grandes nomes da Música Brasileira. No Parque Ecológico da Pampulha, o evento busca oferecer a melhor experiência possível para o público e, atualmente, é um dos festivais mais populares de BH. Mais informações em breve.

JULHO

28. Festival Ilumina

Onde: Alto Paraíso de Goiás – GO

Quando: 07 a 09 de julho

O Ilumina é um festival feito por um grupo de mulheres conectadas pela música, arte e desejo de criar pontes entre pessoas, natureza e pensamentos construtivos. O festival possui uma programação eclética e reflexiva sobre o ser humano e o mundo à sua volta, com shows, danças, yoga, vivências e debates construtivos que vão nortear esse encontro com a natureza, a espiritualidade e o pensar. Além disso, a proposta é uma celebração consciente: sem consumo de bebidas alcoólicas. Mais informações em breve.

AGOSTO

Festival Sarará. Foto: Bruno Figueiredo.

29. Festival Sarará

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

Quando: 26 de agosto

O Sarará é mais que um festival: é uma ideia de valorização e liberdade de gente. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas com todos os credos, de várias cores, com todas as orientações sexuais e com vivências e perspectivas múltiplas. Mais informações em breve.

SETEMBRO

30. The Town

Onde: Autódromo de Interlagos, São Paulo – SP

Quando: 02 a 10 de setembro

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, vem aí o The Town em São Paulo. Intitulado o maior festival de música, cultura e arte, o The Town promete uma diversidade de ritmos: do jazz ao hip-hop, do pop ao rock. Mais informações em breve.

outubro

31. Tomorrowland Brasil

Onde: Parque Maeda, Itu – SP

Quando: 12 a 14 de outubro

O Tomorrowland é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo. Em 2005 teve sua primeira edição na Bélgica, onde até hoje acontece anualmente. Em 2015 chegou ao Brasil, tendo sua segunda e última edição em 2016. Agora, em 2023, o Tomorrowland volta ao Brasil para sua terceira edição. Mais informações em breve.

32. Festival Mada

Onde: Arena das Dunas, Natal – RN

Quando: 13 e 14 de outubro

Em 2023, o Festival MADA comemora 25 anos de existência com uma edição que promete entrar para a história. O festival é um dos maiores do Brasil, contando com os mais diversos ritmos da música brasileira e acontecendo anualmente desde 1998 em Natal, no Rio Grande do Norte. Mais informações em breve.

NOVEMBRO

Rock The Mountain 2022. Foto: Divulgação.

33. Rock the Mountain

Onde: Parque de Exposições Itaipava, Petrópolis – RJ

Quando: 4 e 5, 11 e 12 de novembro

O Rock The Mountain é um festival que reúne juventude, modernidade, sustentabilidade, liberdade, estilo, diversão, gastronomia e, claro, muita música! Tudo isso em meio à natureza, no Parque de Exposições Itaipava, em Petrópolis, nos dois primeiros finais de semana de novembro. Marisa Monte e Maria Bethânia já são nomes confirmados no festival. O festival promete +100 atrações.

34. Radioca

Onde: Salvador – BA

Quando: 4 e 5 de novembro

O Festival Radioca tem uma missão: investigar a produção musical brasileira contemporânea em suas várias vertentes, estilos e origens e colocá-la como protagonista de um evento dependente de música. Em 2023 acontecerá sua 7ª edição. Mais informações em breve.

35. Morrosrock

Onde: Balneário Ouro Verde, Santa Maria – RS

Quando: 17 a 19 de novembro

O Morrostock está completando 15 anos e a comemoração vai ser com música, camping, artes, sustentabilidade, utopia e buena onda, no paradisíaco Balneário Ouro Verde. Serão 3 dias intensos com uma programação musical distribuída em 3 palcos, mais oficinas, tenda holística, artes integradas, feira de economia solidária, praça de alimentação onívora, vegetariana e vegana, trilhas para as cachoeiras do entorno e toda aquele boa vibração que sempre envolveu o Morro. Mais informações em breve.

36. No Ar Coquetel Molotov

Onde: Recife – PE

Quando: 18 e 19 de novembro

O Coquetel Molotov é um dos principais festivais independentes do Brasil, que acontece há mais de uma década em Recife. É referência, reunindo os principais nomes que irão bombar nos próximos anos, além de ser um dos eventos mais inclusivos e sustentáveis do país. Mais informações em breve.

37. AFROPUNK Bahia

Onde: Salvador – BA

Quando: 18 e 19 de novembro

O AfroPunk é considerado um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, reunindo música, ativismo, moda e representatividade. Os palcos do AfroPunk costumam receber grandes nomes de hip-hop, eletrônico, jazz, soul e hardcore punk. O festival na Bahia abre espaço para artistas baianos que passam pelo pagodão, trap, R&B e axé. Mais informações em breve.

38. Festival DoSol

Onde: Natal – RN

Quando: 25 de novembro

O DoSol é um festival tradicional no Rio Grande do Norte, onde reúne atrações da música independente de todo o Brasil. Sua 20ª edição será em 2023. Mais informações em breve.

DEZEMBRO

39. Festival Novas Frequências

Onde: Rio de Janeiro

Quando: 01 a 22 de dezembro

O Festival Novas Frequências acontece no Rio de Janeiro desde 2011, sem parar, sempre se reinventando. Em 2023, a festa começa no dia 1º de dezembro e só termina dia 22. Mais informações em breve.

Compartilhe:
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.