35 festivais que acontecem em maio de 2023

Mainstreet Festival, Encontro das Tribos, C6 Fest, Coolritiba, Nômade Festival e MITA são alguns dos festivais de música que acontecem em maio pelo Brasil.

A cada mês que passa, a lista de festivais que mapeamos vai aumentando. Em abril, tivemos 30 festivais no Brasil, mas em maio localizamos 35 festivais que acontecerão de Norte a Sul do país. Confira:

1. Mainstreet Festival

Quando: 05 de maio

Onde: Riocentro, RJ

Mainstreet é o nome da gravadora do rapper Orochi e agora também dá nome ao festival que vai reunir grandes nomes do rap. A primeira edição do festival traz o line up com artistas como Wiz Khalifa, Orochi, Poze, Djonga, Xamã e Slipmami.

2. Time Warp Brasil

Quando: 05 e 06 de maio

Onde: Autódromo de Interlagos, SP

A quarta edição do Time Wrap Brasil vai rolar nos dias 05 e 06 de maio de 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nomes como Eli Iwasa, Mochakk, Valentina Luz e Massano comandarão os sets.

3. Kodama Festival

Quando: 05 a 07 de maio

Onde: Sítio Paim Centeno, Glorinha – RS

O Kodama Festival reúne música eletrônica, arte, cultura e espiritualidade em uma manifestação de boas energias. A próxima edição é anunciada como “o último Kodama, o grito final do espírito da floresta” e promete uma experiência única.

4. Festival Brasil Sertanejo

Quando: 06 de maio

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

O evento que reúne os maiores nomes da música sertaneja e de ritmos semelhantes que bombam no Brasil está de volta à capital mineira. Para comandar os shows, nomes como Maiara e Maraisa, Zé Neto e Cristiano, Mari Fernandez, Léo Santana e Dennis DJ estarão por lá.

5. Curitiba Country Festival

Quando: 06 a 07 de maio

Onde: Expotrade Convention Center, Pinhais – PR

O Curitiba Country Festival foi criado em 2007 e se consolidou como o maior evento do Paraná e um dos maiores festivais de música sertaneja no Brasil. Nesta edição, os shows serão comandados por artistas como Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Maiara & Maraisa, Chitãozinho & Xororó e Yasmin Santos.

6. Warung Day Festival

Quando: 06 de maio

Onde: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba – PR

O Warung Day Festival é conhecido como “o melhor dia do ano”. É o festival ideal para quem quer conferir o que está rolando de mais quente na cena musical eletrônica. A 8ª edição chegará com algumas boas novidades, além de nomes como Vintage Culture, Chloé Caillet e Camelphat no line up.

7. Encontro das Tribos

Quando: 06 e 07 de maio

Onde: Anhembi, São Paulo

O Encontro das Tribos é um festival que busca levar os melhores shows ao vivo da música urbana, underground pelo Brasil. Em 2023, pela primeira vez, o festival terá dois dias de apresentações, trazendo grandes nomes da música nacional e internacional para a edição Circus. Serão mais de 20 horas de músicas, com shows de artistas como Wiz Khalifa, Chase Atlantic, Racionais MC’s, Pitty, Gloria Groove e Tasha & Tracie.

Encontro das Tribos. Foto: Divulgação/Facebook.
8. Festival Casaberta

Quando: 06 e 07 de maio

Onde: Parque Salvador Arena, São Bernardo do Campo – SP

O Festival Casaberta chega com o intuito de colocar em evidência a música independente. A primeira edição do evento vai rolar com shows de bandas como Terno Rei, Maglore, Menores Atos, Far From Alaska e mais. A entrada é gratuita, basta levar 1kg de alimento não perecível.

9. Spirit

Quando: 06 e 07 de maio

Onde: Sítio das Pedras, Rio de Janeiro

Em 2023, o Spirit volta às raízes e realizará a edição do festival no local que o consagrou. São quase 10 anos de existência e para comemorar uma década de um dos maiores eventos de música eletrônica do Rio, o festival trará nomes como Gustavo Mota, Brisotti, Puka e Ace Ventura, além de uma experiência única.

10. Nova Iguaçu Rap Festival

Quando: 07 de maio

Onde: Parque De Eventos Nova Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ

O Nova Iguaçu Rap Fest é um festival que reúne o melhor do rap e do trap nacional da atualidade. A próxima edição do Nova Iguaçu Rap Festival vai rolar com shows de artistas como Teto, Orochi, Filipe Ret, Matuê, Poze, Cabelinho e Hyperanhas.

11. POP UP Festival

Quando: 12 e 13 de maio

Onde: Terrazzo, Juiz de Fora – MGO POP UP Festival reunirá alguns dos melhores novos nomes da música brasileira como Vitor Kley, Lagum, Lamparina e Vitão, e artistas já renomados como Pitty e Fresno em um só festival.

12. MIMO Festival São Paulo

Quando: 12 a 14 de maio

Onde: Parque Villa-Lobos, Arena B3 e MASP

O MIMO Festival desembarca em São Paulo para comemorar os 20 anos de existência do evento. Os shows acontecerão no Parque Villa-Lobos, Arena B3 e MASP com nomes como Paulinho da Viola e Lakecia Benjamin. Além disso, haverá também workshops, mostras de cinema, fórum de ideias e chuva de poesia. Entrada gratuita.

13. Funn Festival

Quando: 12 de maio a 18 de junho

Onde: Parque da Cidade, Brasília – DF

O Funn Festival não é só mais um festival, é um mundo lúdico que une tecnologia, natureza e arte. Durante os 15 dias de shows nesta edição, artistas da MPB, do rap, do samba, do pop, do reggae e do sertanejo tomarão o palco do Funn Festival à noite, mas pela manhã também haverá diversas atividades para toda a família como parque de diversões, teatro infantil, oficinas artísticas e mais.

14. Festival Sátira

Quando: 13 de maio

Onde: Lagoa dos Ingleses, Nova Lima – MG

Movido à good vibes, música e consciência, o Festival Sátira promete transformar a Lagoa dos Ingleses em uma plataforma de experiências nunca vista antes, com shows de Samuel Rosa, Vitor Kley e muito mais!

MIMO Festival. Foto: Reprodução
15. Flow Festival

Quando: 13 de maio 

Onde: Parque Vila Germânica, Blumenau – SC

Esta será a estreia do Flow Festival e é o festival ideal para quem curte rap e trap. Matuê e TZ da Coronel estarão no comando dos shows, junto com outras atrações.

16. Um Baita Festival

Quando: 13 de maio

Onde: Fazenda Santa Margarida, Campinas – SP

O “Um Baita Festival” vai reunir alguns dos grandes nomes do rock nacional no evento. Os shows serão comandados por Nando Reis com Arnaldo Antunes, Os Paralamas do Sucesso, Humberto Gessinger, Pato Fu, Biquíni e Ira!

17. Abril Pro Rock

Quando: 13 e 14 de maio

Onde: Clube Português, Recife – PE

O Abril Pro Rock é um festival que está interligado com a cena artística local e que celebra o underground pernambucano, nordestino e brasileiro. Para a 30ª edição, serão dois dias de muita música e 21 bandas de 7 diferentes estados brasileiros, como Devotos (PE), Crypta (SP) e, a banda Incantation dos Estados Unidos.

18. FestMAO

Quando: 16 a 21 de maio

Onde: Armazém Baixada, Ribeirão Preto – SP

A segunda edição do FestMAO promete movimentar a cena cultural da cidade e região com uma programação cultural que contempla artistas de diferentes gerações, produções autorais, performances de artes integradas, encontros temáticos e duas feiras. Entrada gratuita.

19. MIMO Festival Rio de Janeiro

Quando: 17 e 18 de maio

Onde: Cidade das Artes, Rio de Janeiro

O MIMO Festival desembarca no Rio de Janeiro para comemorar os 20 anos de existência do evento. Os shows acontecerão na Cidades das Artes, na Barra da Tijuca com nomes como Bruno Capinan e Lakecia Benjamin. Além de shows, haverá também workshops na terça-feira (16) e mostras de cinema na quarta-feira (17). Entrada gratuita.

20. C6 Fest RJ

Quando: 18 a 20 de maio

Onde: Vivo Rio, Rio de Janeiro

O C6 Fest realizará sua primeira edição dos dias 18 a 21 de maio de 2023, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O festival chega com o objetivo de ser mais intimista e carrega como principal referência o Free Jazz Festival. Entre as atrações que passarão pelo Rio, estão Kraftwerk, Samara Joy, Terno Reio, Black Country, New Road e mais!

21. MIMO Festival Itabira

Quando: 19 a 21 de maio

Onde: Concha Acústica, FCCDA e Igreja N.S do Rosário dos Homens Pretos, Itabira – MG

O MIMO Festival desembarca em Itabira, Minas Gerais, para comemorar os 20 anos de existência do evento. Os shows acontecerão na Concha Acústica, FCCDA e Igreja N.S do Rosário dos Homens Pretos com nomes como Simone Mazzer, Gilsons e Manuel de Oliveira. Além disso, haverá também workshops, mostras de cinema, fórum de ideias, roteiro afetivo e chuva de poesia. Entrada gratuita.

Festival Coolritiba 2019. Foto: Divulgação.
22. C6 Fest SP

Quando: 19 a 21 de maio

Onde: Parque Ibirapuera, São Paulo

A primeira edição do C6 Fest acontecerá em São Paulo e Rio de Janeiro. O festival chega com o objetivo de ser mais intimista e carrega como principal referência o Free Jazz Festival. Entre as atrações que passarão por SP, estão Samara Joy, Tim Bernardes, Caetano Veloso, Arlo Parks, Black Country, New Road e muito mais!

23. Samba Prime Festival

Quando: 20 de maio

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

O Samba Prime Festival reúne o melhor do samba e do pagode em um só evento. Nesta edição, o festival será realizado pela primeira vez no Gramado do Mineirão. Além de shows de grandes nomes como Belo, Pixote, Dilsinho, Turma do Pagode, Rodriguinho e Menos é Mais nos palcos principais, a cantora Marvvila e algumas bandas de BH tocarão no palco Cidade do Samba. O festival também dispõe de área de descanso, jogos gratuitos como fliperamas, totó, futmesa e jogos de mesa, espaço de beleza e espaço de massagem gratuito. 

24. Festival União Reggae + Rap

Quando: 20 de maio

Onde: Clube Português, Recife – PE

A sétima edição do Festival União Reggae + Rap vai reunir grandes nomes nacionais do rap, trap e reggae para promover a união dessas tribos em uma mesma sintonia. Artistas como Edson Gomes, BK, Mato Seco e MV Bill irão comandar os shows.

25. Viiixe! Forró e Piseiro Salvador

Quando: 20 de maio

Onde: Wet Salvador, Salvador – BA

A segunda edição do Viixe! Forró e Piseiro Salvador trará no seu line up grandes nomes do forró e do piseiro. Os cantores Xand Avião, Mari Fernandez, Nattan, João Gomes, Vitor Fernandes e Tarcísio do Acordeon estão escalados para compor a noite, com muita música e animação.

26. Coolritiba

Quando: 20 de maio

Onde: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba – PR

Um ano após sua última edição, o festival mais cool do Brasil vai rolar de novo! Além de muita música, o Coolritiba traz intervenções artísticas, ativações, danças, malabares, grafite, a tradicional tirolesa que atravessa a frente do palco principal, uma roda gigante e o Skyfall. Artistas como Marisa Monte, Gilberto Gil, Sandy e Fresno estão escalados para os shows. 

27. Nômade Festival

Quando: 20 e 21 de maio

Onde: Parque Villa-Lobos, São Paulo

Em sua quarta edição, será a primeira vez que haverão dois dias de Nômade Festival. O evento vai contar grandes nomes da Música Brasileira de diferentes gerações como Alcione, Luedji Luna, Chico César, Liniker e Tasha & Tracie.

28. Back2Black Festival

Quando: 25 a 28 de maio

Onde: Rio de Janeiro

Criado em 2009, o Back2Black Festival é a síntese do movimento transcultural que sublinha as conexões genéticas, históricas e culturais da África com o Brasil e o resto do mundo. Emicida, IZA e Tiwa Savage são alguns dos artistas escalados para fazer os shows desta edição. 

Nômade Festival 2022. Foto: Divulgação/Facebook.
29. Só Track Boa Festival

Quando: 26 e 27 de maio

Onde: Autódromo de Interlagos, São Paulo

O Só Track Boa Festival vai proporcionar 2 horas do melhor da música eletrônica com os principais nomes da cena nacional e internacional, como Cat Dealers, Dubdogz, Vintage Culture e Mochakk.

30. Beatz Festival

Quando: 27 de maio

Onde: Autódromo Zilmar Beux de Cascavel, Cascavel – PR

O Beatz Festival vai proporcionar 10 horas de música em três diferentes palcos, sendo dois simultâneos. O rap, o funk, o trap e a música eletrônica tomarão conta do evento. O som fica por conta de artistas como MC Hariel, Djonga, Costal Gold, Froid, Almanac, Illusionize e muito mais!

31. Festival Hit Salvador

Quando: 27 de maio

Onde: Wet Salvador, Salvador – BA

O Festival Hit Salvador reúne 14 atrações com o melhor do rap, do trap, do reggae e do funk nacional. Entre as atrações estão Delacruz, Felipe Ret, L7, Orochi, Cabelinho, TZ da Coronel, MC Ryan, Ponto de Equilíbrio, Teto, Wiu, e Caio Luccas.

32. Viiixe! Forró e Piseiro Recife

Quando: 27 de maio

Onde: Centro de Convenções de Pernambuco, Recife – PE

Na edição de Recife, o Viixe! Forró e Piseiro trará em sua grade os cantores Xand Avião, Mari Fernandez, João Gomes, Zé Vaqueiro, Iguinho e Lulinha, e Tarcisio do Acordeon.

33. Mamba Negra Festival

Quando: 27 de maio

Onde: São Paulo

O Mamba Negra comemora 10 anos de existência com seu primeiro festival que será realizado em São Paulo. Urias, Teto Preto e, diretamente dos EUA, RP Boo, Nick Léon e DJ Swisha são alguns dos nomes escalados para o line up.

34. MITA Rio de Janeiro

Quando: 27 e 28 de maio

Onde: Jockey Club, Rio de Janeiro

O MITA (Music Is The Answer) é um festival feito por e para pessoas loucas por música, porque música é a resposta. A segunda edição do festival desembarca no Rio de Janeiro com atrações nacionais e internacionais como Lana Del Rey, Florence + The Machine, HAIM, NX Zero, Yago Opróprio e Slipmami.

35. Festival Nova Iguaçu

Quando: 28 de maio

Onde: Shopping Nova Iguaçu, Nova Iguaçu – RJ

O Festival Nova Iguaçu está indo para sua 4ª edição, nesta, reunindo grandes nomes do samba como Belo, Péricles e Legado. O evento acontece na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e, como nas 3 edições passadas, sempre reúne alguns dos maiores nomes da música brasileira em um só festival.

MITA Festival 2022. Foto: Divulgação.

Caso você já esteja pensando nos festivais dos próximos meses, confira a nossa lista com 39 festivais de música no Brasil para ir em 2023 e, claro, fica de olho no site do Mapa dos Festivais, por lá cadastramos diversos festivais que acontecem de Norte a Sul do país e você se mantém sempre atualizado, acesse aqui

Compartilhe:
Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.