Primavera Sound, Novas Frequências, Morrostock, CENA, Rap Game e Psica são alguns dos festivais de música que acontecerão durante o mês de dezembro por todo o Brasil em 2023.

Chegamos ao último mês do ano e nossa lista de festivais continua. Para dezembro, mapeamos 25 festivais que vão rolar por todo o país no mês inteiro – isso sem contar os festivais de réveillon que rolam em várias cidades!

1. Festival Novas Frequências

Quando: 01 a 22 de dezembro

Onde: Rio de Janeiro

A 13ª edição do Festival Novas Frequências vai rolar (praticamente) durante o mês de dezembro inteirinho! Acontecerá em diversos locais no Rio de Janeiro, com uma programação paga – mas no precinho – e também gratuita. Os shows ficarão por conta de artistas como BADSISTA, JLZ, Praga e Tiganá Santana.

2. FASC

Quando: 01 a 03 de dezembro

Onde: Praças de São Cristóvão, São Cristóvão – SE

A 38ª edição do  Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) vai reunir as mais diversas manifestações culturais pelas praças da cidade de São Cristóvão, em Sergipe. O line up conta com nomes como Zeca Baleiro, Liniker, Carlinhos Brown, Marina Sena, Rachel Reis e Pato Fu. A entrada é gratuita.

3. Piknic Électronik

Quando: 02 de dezembro

Onde: Auditório Ibirapuera, São Paulo

Esta será a 2ª temporada do Piknic Électronik no Brasil. O festival desembarcou aqui em abril e a festa foi tão boa que vai ter segunda dose neste ano! Com muita música eletrônica, artistas como Underdogs, Theuss e Carlita ficarão responsáveis pelo som. 

4. Primavera Sound

Quando: 02 e 03 de dezembro

Onde: Autódromo de Interlagos, São Paulo

A 2ª edição do Primavera Sound em São Paulo vai refletir quem você é com muita música dividida em 4 palcos e quase 12 horas de música por dia. Shows de The Cure, The Killers, Pet Shop Boys, Marisa Monte e Carly Rae Jepsen vão embalar o festival. 

Primavera Sound São Paulo 2022. Foto: PRIDIA/Divulgação.
5. Morrostock

Quando: 08 a 10 de dezembro

Onde: Balneário Ouro Verde, Santa Maria – RS

O Morrostock está completando 15 anos e a comemoração vai ser com música, artes, sustentabilidade, utopia e buena onda, no paradisíaco Balneário Ouro Verde. O line up é composto por Bloco da Laje, Juliana Linhares, Mateus Fazeno Rock, Black Pantera e muito mais!

6. La Mafia Festival SC

Quando: 08 de dezembro

Onde: Parque Vila Germânica, Blumenau – SC

A edição do La Mafia Festival em Santa Catarina vai levar shows imersivos que irão mergulhar nos gêneros de pop, rap/trap e funk. Os headliners da noite são Luísa Sonza, Vulgo FK e Teto.

7. Festival MUCHO!

Quando: 08 a 10 de dezembro

Onde: Tendal da Lapa e Cassa Cultural do Butantã, São Paulo

O Festival MUCHO! carrega um propósito: unir a américa latina através da arte. Esta edição vai rolar em dois espaços: Dia 08, no Tendal da Lapa e nos dias 09 e 10 na Casa de Cultura do Butantã. Kumbia Queer, Maglore e Brisa Flow são alguns nomes no line up.

8. CENA 2K23 SP

Quando: 09 e 10 de dezembro

Onde: Neo Química Arena, São Paulo

O CENA Festival está de volta com o melhor do rap e do trap nacional e internacional. Em SP, vai receber grandes shows de artistas como Don Toliver, Sheck Wes, Veigh, Tasha & Tracie, Djonga, Teto, Slipmami e muito mais!

CENA 2K22. Foto: Reprodução.
9. Hammer Festival Campinas

Quando: 09 de dezembro

Onde: Campinas Hall, Campinas – SP

O Hammer Festival é um dos maiores festivais independentes do interior paulista e na edição de Campinas, vai reunir mais de 10 bandas em 2 palcos. Entre elas, Supercombo, Dead Fish, Gloria e Francisco, el Hombre.

10. Prime Rock Curitiba

Quando: 09 de dezembro

Onde: Pedreira Paulo Leminski, Curitiba – PR

O Prime Rock Festival vai desembarcar na capital paranaense para sua 4ª edição e te convida a fazer de Curitiba a capital nacional do rock. Capital Inicial, Nando Reis e Jota Quest são alguns dos artistas que tocarão por lá.

11. Polifonia

Quando: 10 de dezembro

Onde: Vivo Rio, Rio de Janeiro

A 4ª edição do Festival Polifonia vai reunir 6 grandes nomes do rock nacional para, mais uma vez, fazer história no festival. São eles: Terno Rei, Supercombo, Menores Atos, Scatolove, Selvagens à Procura de Lei e Faia.

12. Festival de Verão Nilópolis

Quando: 10 de dezembro

Onde: Parque de Exposições, Nilópolis – RJ

A próxima edição do Festival de Verão de Nilópolis promete ser a maior da história e vai contar com shows de artistas como Péricles, Vitinho, Tiee, Delacruz, Maneirinho, Rodriguinho, Thiago Soares e mais!

13. Juntas Festival

Quando: 10 de dezembro

Onde: Parque Villa-Lobos, São Paulo

O Juntas Festival busca celebrar o protagonismo feminino e nesta edição vai rolar um dia de shows, bate-papos, experiências imersivas, feiras de economia criativa e um line up gastronômico de estabelecimentos comandados por mulheres. Liniker, Vanessa da Mata e Valesca Popozuda vão comandar os shows.

14. Um Festival BH

Quando: 15 de dezembro

Onde: Expominas BH, Belo Horizonte – MG

A 1ª edição do Um Festival vai passar por Belo Horizonte e Jundiaí. Além de muito rock, o festival será 100% open bar de cerveja, água e refrigerante. O evento é para maiores de 18 anos. No line up, estão Arnaldo Antunes, Gritta, Nando Reis e Os Paralamas do Sucesso.

15. Festival Psica

Quando: 15 a 17 de dezembro

Onde: Cidade Velha e Mangueirão, Belém – PA

O Psica é um festival que integra um movimento artístico preto, amazônico e periférico. A 11ª edição vai contar com 3 dias de festa, sendo um deles (15) gratuito e na Cidade Velha. Jorge Ben Jor, Don L, Majur, Alcione e MC Tha são apenas algumas das mais de 40 atrações dos dias 16 e 17.

16. Rap Game Festival SSA

Quando: 16 de dezembro

Onde: Arena Fonte Nova, Salvador – BA

O Rap Game Festival coloca em evidência a cultura do rap e, após sua 1ª edição em BH, que também já passou por Brasília, agora essa história será contada em Salvador. O line up contará com nomes como Djonga, Recayd Mob, Racionais MC’s, Vandal e muito mais!

Rap Game Festival. Foto: Divulgação.
17. Festival Radioca

Quando: 16 e 17 de dezembro

Onde: Fábrica Cultural, Salvador – BA

A 7ª edição do Festival Radioca vai mergulhar na música brasileira, valorizando sua diversidade e misturando diferentes estilos. Chico César, Pato Fu, Mahmundi e Juliana Linhares são alguns dos artistas confirmados. 

18. Festival 043

Quando: 16 de dezembro

Onde: Parque Ney Braga, Londrina – PR

O Festival 043 vai reunir o melhor do funk, rap e trap nacional em Londrina, nomes como Cabelinho, Orochi, Borges, Sidoka e Vulgo FK.

19. Um Festival Jundaí

Quando: 16 de dezembro

Onde: Parque da Uva, Jundaí – SP

A 1ª edição do Um Festival vai passar por Belo Horizonte e Jundiaí. Além de muito rock, o festival será 100% open bar de cerveja, água e refrigerante. O evento é para maiores de 18 anos. No line up, estão Raimundos, Ira!, Plebe Rude e Os Paralamas do Sucesso.

20. O Último Samba do Ano

Quando: 16 de dezembro

Onde: Mineirão, Belo Horizonte – MG

O Último Samba do Ano vai rolar em Belo Horizonte e vai reunir grandes nomes do gênero lá no Mineirão, artistas como Sorriso Maroto, Ludmilla, Belo e Menos é Mais estarão no palco.

21. Curitiba Jazz Festival

Quando: 16 e 17 de dezembro

Onde: Praça ao lado do MUMA/Portão Cultural, Curitiba – PR

A próxima edição do Curitiba Jazz Festival vai contar com muita música comandada por artistas como Ajiaco, Betânia Hernandes Quartet, Dharma Jhaz, Jorge Pardo e muito mais! Além disso, também vai rolar Feira Risoflora de Economia Criativa, Espaço Kids, Gastronomia e lugar para seu pet! A entrada é gratuita.

22. Love Sessions

Quando: 16 de dezembro

Onde: Riocentro, Rio de Janeiro

O Love Sessions vai reunir mais de 15 artistas em 02 palcos das 19h às 07h da manhã. Serão 12 horas de festa no Riocentro e 04 setores (sendo um deles open bar). No line up estão Vintage Culture, Mochakk, Bruno Be, LIU e muito mais!

23. CENA 2K23 BSB

Quando: 17 de dezembro

Onde: Estádio Mané Garrincha, Brasília – DF

O CENA Festival está de volta com o melhor do rap e do trap nacional e internacional. Depois de passar por SP, vai desembarcar em Brasília e receber grandes shows de artistas como Sheck Wes, G4 Boyz, Poze do Rodo, Derek, Flora Matos e Tasha & Tracie e muito mais!

24. Universo Paralello

Quando: 27 de dezembro a 03 de janeiro de 2024

Onde: Praia de Pratigi, Ituberá – BA

O lema do Universo Paralello é diversidade e pluralidade cultural, e com várias apresentações musicais e atividades culturais, o festival acontecerá em 13 áreas diferentes na paradisíaca praia de Pratigi.

Universo Paralello. Foto: Coletiva.a.mente
25. Rosa Music Festival

Quando: 29 de dezembro

Onde: Mar Del Rosa, Imbituba/SC

O Rosa Music Festival está preparando um grande festival de verão: Serão 12 horas de festa, 6 bandas, 7 DJs, + de 12 artistas plásticos, mini ramp com atletas Layback, artistas circenses, food park e mais! No line up estão L7NNON, Atitude 67, Lourena, Big Up e muito +++!

É, galera, 2023 foi um ano bom de festivais, foram mais de 300 festivais que encontramos e compartilhamos com vocês ao longo do ano. Mas se você está pensando que é isso, acabou, você se engana.  

O Mapa dos Festivais já tem mais de 50 festivais em 2024 no radar, quem acompanha o site está por dentro de cada festival e atualizações que temos para compartilhar. 

Outra dica que temos é assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade em primeira mão!

Não deixe de nos seguir no Instagram (@mapadosfestivais), por lá sempre postamos conteúdos bem legais e atualizações fresquinhas sobre festivais.

Descubra também: O boom dos festivais de música brasileiros é sustentável?