Da rua para o sofá: o crescimento dos festivais online em tempos de distanciamento social

Em tempos de pandemia, sabemos o quão importante está sendo ficarmos em casa durante um período tão delicado. Mas também sabemos que ficar apenas em casa pode ser angustiante. Pensando nisso, a indústria da música ao vivo e os artistas têm se movimentado rapidamente para gerar novas soluções e vários festivais online já estão surgindo. Esses festivais, ao mesmo tempo em que conscientizam as pessoas da importância de não saírem para a rua, promoverem o trabalho de pessoas que dependem do público para gerar renda – nesse caso, artistas da cena musical.

Esses festivais online vão ser parte da nossa realidade pelas próximas semanas e o Mapa dos Festivais está feliz em poder voltar divulgar festivais na plataforma, afinal, eles nos dão uma perspectiva de futuro e também nos alegram e entretém em tempos de quarentena.

Os artistas e produtores ainda estão se articulando e vendo a melhor forma de realizar esses festivais e transmissões online, além de como monetizar essas iniciativas. A tendência é que os festivais online sejam pagos, mas, até que isso aconteça, além de consumir os gratuitos, tente colaborar financeiramente de alguma maneira, comprando músicas, merch e outras idéias que comentamos aqui.

Não é só uma tendência

Dizem que do caos nasce a arte, e também surgem grandes ideias. Por isso, acreditamos que esse formato tem um grande potencial para se popularizar e evoluir muito ao longo das próximas semanas. Frequentar festivais online fará parte da nossa rotina, não só agora, mas continuará presente depois da pandemia, sendo mais uma ferramenta de divulgação, fonte de renda e aproximação entre artistas e fãs. 

Apoio do governo para iniciativas online 

Em São Paulo, o governo vai lançar um programa para financiar apresentações de artistas em suas janelas pela capital. As performances também deverão ser gravadas ou transmitidas para gerar conteúdo on-line. No Pará, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta quinta-feira (19), o credenciamento para o ‘Festival Te Aquieta em Casa’, selecionando 120 conteúdos artísticos e culturais digitais das mais variadas linguagens artísticas. No Maranhão, o governo anunciou na quarta-feira (18) através das redes sociais que o estado vai lançar um edital especial para apresentações de artistas pela internet durante o surto de coronavírus.

Lista de festivais online já divulgados

Tem tanto festival rolando durante os próximos dias que você pode montar o seu próprio lineup pra ver do conforto do seu lar. Selecionamos aqui os que já foram divulgados e fiquem ligados que esse post irá se atualizar, conforme novos festivais vão surgindo 🙂

Festival Isolamento Acústico

Festival online organizado pela Loop Discos! Todos os dias, às 22h, apresentações serão transmitidas pelo IGTV do selo: @loopdiscos

Festival Fico em Casa BR

Inspirado no festival português #EuFicoEmCasa, o @festivalficoemcasabr acontecerá de 24 a 27 de março. Serão mais de 60 apresentações únicas, em formatos inéditos e intimistas. 

Festival #TamoJunto

O festival online #TamoJunto foi anunciado pelo @jornaloglobo e acontecerá de sexta (20) a domingo (22), com cada artista fazendo uma apresentação caseira intimista de 30 minutos em sua conta oficial no Instagram, com transmissão completa ao vivo no site e redes sociais d’O Globo. 

Rock em Casa

O projeto Rock em Casa foi anunciado pelo @emmovimento e vai trazer shows e conversas com artistas do Espírito Santo através de lives no Instaragm. O intuito é incentivar as pessoas a terem entretenimento dentro da própria casa, com responsabilidade e sem fazer mal a ninguém nesse momento tão delicado.

Música em Casa

@festivalmusicaemcasa contará com grandes artistas na sua programação! Artistas como @tropkillaz@sandyoficial@jao e @mahmundi irão se apresentar diretamente de suas casas, em formato online e ao vivo, diretamente no Instagram. As apresentações irão começar na sexta, dia 20, e irá até o dia 29 de março. 

Festival Na Sala

Inspirados na iniciativa dos artistas portugueses que organizaram um festival online durante o período de quarentena (@festivaleuficoemcasa) e em iniciativas de artistas como @leonioficial@zeliaduncan e @teresacristinaoficial que realizaram shows online em suas redes ao longo dessa semana, a @gambiarock convidou artistas do Brasil e do mundo para um dia com pockets shows online. O festival acontece no dia 21 de março, a partir das 14h, e cada pocket show terá 30min.

Sabemos como vai ser difícil ficar em casa durante todo final de semana, mas as programações dos festivais online estão super variadas, contemplando diferentes estilos. Então organize-se, veja os horários dos artistas que você mais gosta e se programe para curtir bons shows durante esses dias! O mais importante, nesse momento, é que todos fiquem em casa, então o melhor é ser feito é organizar sua rotina para que isso seja o mais prazeroso possível!

Compartilhe:

Em Destaque

Nossa newsletter

Fique por dentro de todos os Festivais que rolam pelo Brasil

Categorias

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.